quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cônego Manoel Maria da Conceição

Esta é uma foto rara do Cônego Manoel Maria da Conceição. Foi o terceiro vigário de Mairi, nasceu em 8 de dezembro de 1832, em Catú. Assumiu a freguesia de Monte Alegre em 13 de março de 1881. Tornou-se cônego e inaugurou a capela do Senhor do Bonfim, no outro extremo da cidade. Faleceu em 13 de novembro de 1927, estando sepultado na sacristia da Igreja Matriz. Celebrou muitas missas em Baixa Grande; foi quem celebrou as primeiras missas logo no inicio da fundação do povoado de Italegre (município de Baixa Grande) e também em Mundo Novo. Mairi tem uma rua em sua homenagem!
Encontrei também esta matéria sobre Capela do Alto Alegre:
“A fundação da cidade de Capela do Alto Alegre ocorreu aos 17 de abril de 1912, tendo como seu marco de fundação a primeira missa rezada pelo padre Manoel Maria, Pároco de Mairi”. A cidade Capela do Alto Alegre tem suas origens na “Fazenda Desabafo”, que se localiza na parte mais alta da mesma. Seu topônimo originou-se da junção de três elementos distintos: Capela por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo. E Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.

17 comentários:

  1. Lembremos também de Padre João Farias. Tio-avô meu.
    Meu Pai foi seu coroinha na época.
    Não o conheci, mas sempre falam bem dele. O conhecia?

    ResponderExcluir
  2. Essa foto é Mairi? Nossa, como tá diferente, tãoo verdinha!!

    ResponderExcluir
  3. oi vcs de mairi sou jair rios, minha familha e dessa linda cidade, meu pai orlando rios e minha mae iraci de oliveira rios , adora ver fots da cidadees deles. no moramos no esp santo , em pedro canario, a nossa familha faz parte da istoria de mairi.

    ResponderExcluir
  4. bom dia!
    quero parabenizar esse espaço para divulgar essa historica cidade, minha familia que migrou dai nos anos 50, vindo para Nanuque-mg, mais ficando as lembranças,os amigos e parentes, alguns que já se foram como tio Rosalvo Ribeiro, tio Antenor, tia Nininha, tia Honorina, sou da familia borges, augusto e oliveira, quero mandar um grande abraço pra todos os primos e amigos da fámilia.

    ResponderExcluir
  5. Amigos
    Preciso de informações sobre D. Honorina Ribeiro Oliveira, mãe de João José de Oliveira que se casou com Lucrecia Lima Oliveira, e como solteira se chamava Lucrecia Ferreira LIma apelidada de iaiá. Filha de Ipirá, da familia de AFFonso Lima. Tinha Irmãos, Agnaldo e Agnello Lima. Todos já falecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Honorina Ribeiro de Oliveira , portuguesa casou-se com Joaquim Anacleto de Oliveira , muito rico e influente . Hoje existe um predio escolar com nome dêle em Santa Bárbara.

      Excluir
    2. Honorina Ribeiro de Oliveira , portuguesa casou-se com Joaquim Anacleto de Oliveira , muito rico e influente . Hoje existe um predio escolar com nome dêle em Santa Bárbara.

      Excluir
  6. OLA ME CHAMO MARIA LUCIA SOU DO ESTADO DE SAO PAULO PEÇO POR FAVOR ME AJUDEM A ENCONTRAR ALGUEM DE MINHA FAMILHA MEU PAI CHAMA AMADEU FERREIRA DA SILVA JA NAO O VEJO HA 40 ANOS ,MEUS AVOS PATERNOS CHAMAO SE JOSE FERREIRA DA SILVA E MINHA AVO MARIA VITALINA DA SILVA MINHA AVO MORAVA EM MAIRI E MEU AVO IPIRA MEU PAI NASCEU AI .GOSTARIA DE SABER SE TENHO PRIMOS OU PRIMAS E TIOS E TIAS,SE ALGUEM SOUBER DE ALGUMA COISA PEÇO POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO O MAIS RAPIDO POSSIVEL............MUITO OBRIGADA.............

    ResponderExcluir
  7. esqueci de deixar meu email e dudalucia2011@hotmail.com ou no telefone 18 3273;27,32

    ResponderExcluir
  8. Antes da minha família se mudar para Nanuque, eles moravam em Mairi.
    Hoje moro no RJ. O nome do meu avô era Antonio Lourenço Ferreira; Quem for da minha família e quiser entrar em contato, me mande um e-mail!

    ResponderExcluir
  9. Marivaldo sena silva13 de maio de 2017 às 14:13

    Eu moro em Taguatinga em brasilia desde 1994 sai ai de mairi nesse ano eu tinha 19 anos.sempre procuro saber como a cidade esta e vejo q mairi mudou n costo de brasilia e tenho um emenso desejo de voltar a mairi um dia a de Deus em nome do senhor Jesus Cristo realizar este meu sonho q esta na sua presença parabéns mairi pelos seu 117 anos espero q o prefeito Jabope cuide bem do seu povo e da sua cidade como vem fazendo e q n seja como seus antecessores porque o Brasil já tem muitos políticos q é uma desgraça para o seu povo uma vergonha pra sua nação.

    ResponderExcluir
  10. Retificação em relação ao histórico da fundação de Capela, a Fazenda desabafo ficava na parte mais baixa,na parte mais alta ficava a Fazenda Alto Alegre, a Fazenda Desabafo era do País de Joaquim Machado, e Alto Alegre era de seu filho Joaquim Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albérico Gonçalves Santos

      Excluir
    2. Retificação: O nome de Capela do Alto Alegre vem de duas junções, a Fazenda que Joaquim Machado e Rosalina Gomes chamava Alto Alegre, devido a Construção da Capela no Alto próximo a Fazenda, recebeu o nome de Capela do Alto Alegre, não pelo motivo bizarro de dizer que que era um povo Alegre, inclusive tenho fontes e fundamentações teóricas escritas. Retificações feita por Albérico Gonçalves

      Excluir
  11. Último comentário - Albérico Gonçalves

    ResponderExcluir
  12. Inclusive, que digitou esse comentário sobre a primeira missa da data da fundação de Capela do Alto Alegre, foi o Professor Albérico Gonçalves Santos

    ResponderExcluir

Este blog respeita e agradece a todos os seus leitores. Você é especial! Faça seu comentário!